Docente: Célia Ribeiro

Nome: Célia dos Prazeres Ribeiro        

 

Contacto:  Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa - Estrada da Circunvalação - 3504-505 - VISEU

 

e-mail: cribeiro@crb.ucp.pt

 

 

  

Habilitações Académicas

 

Doutorada em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com a apresentação de uma dissertação intitulada Práticas de Ensino e Estilos de Aprendizagem no Ensino Superior Universitário.

 

Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com a apresentação de uma dissertação intitulada Contributo para o Esclarecimento de Processos Intervenientes na Aprendizagem: Estratégias de Estudo e Locus de Controlo.

 

Licenciada em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

 

Carreira Profissional

 

Desde Outubro de 2006 - Professora Auxiliar do Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais do Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa.

 

De Março de 1996 a Setembro de 2006 - Assistente do Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Social da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras - Pólo de Viseu.

 

De Outubro de 1987 a Fevereiro de 1996 - Assistente Convidada do Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Social da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras - Pólo de Viseu.

 

De Junho de 1989 a Setembro de 1990 - Coordenadora Pedagógica na Escola de Deficientes da Santa Casa da Misericórdia de Tábua.

 

Em 1989 - Colaboradora da Consistor na selecção de pessoal (Coimbra).

 

De Maio de 1988 a Abril de 1991 - Psicóloga Escolar do Programa Interministerial de Promoção do Sucesso Educativo (P.I.P.S.E.), inicialmente no Concelho de Tábua e, posteriormente, em Coimbra.

 

Cargos Atuais

 

Coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação ? Especialização em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor).

 

Coordenadora do Gabinete de Estágios do Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais.

 

Coordenadora do Centro de Dislexia.

 

Presidente da Comissão Pedagógica do Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais.

 

 

Atividades Pedagógicas (últimos cinco anos letivos):

 

Licenciatura em Serviço Social:

Psicologia I e II (1º e 2º semestres do 1º ano)

Psicologia Social (1º semestre do 2º ano)

Serviço Social III (1º semestre do 2º ano)

Psicopatologia (2º semestre do 3º ano)

 

Licenciatura em Gestão:

Comportamento Organizacional (2º semestre do 1º ano)

 

Licenciatura em Ciências Biomédicas:

UC Psicologia (1º ano - 2º semestre)

 

Mestrado Integrado em Medicina Dentária:

UC UBA VI ? Psicologia (1º ano - 2º semestre)

 

Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração e Organização Escolar:

Metodologia da Investigação em Educação - Investigação Qualitativa

 

Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes:

Metodologia da Investigação em Educação - Investigação Qualitativa

Observação de Aulas e Práticas Educativas

 

Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial (Domínios Cognitivo e Motor e Audição e Surdez)

Metodologia da Investigação em Educação - Investigação Qualitativa

Seminário de Projeto

 

Mestrado em Gestão:

Desenvolvimento Organizacional e Inovação.

Liderança, Negociação e Resolução de Conflitos

 

Doutoramento em Linguística e Ensino de Línguas:

Técnicas de Investigação Empírica (Parte I)

 

Gabinete de Formação:

Metodologia da Investigação em Educação (Curso de Especialização em Educação Especial).

 

Colaboração com a Escola de Estudos Avançados das Beiras, no Curso de Gestão para Executivos, na disciplina de Comportamento Organizacional.

 

Orientações

 

Dissertações de Mestrado (Concluídas):

 

(2013) Catarina Marques, Mestrado em Serviço Social, sobre O burnout nos Ajudantes de Ação Direta que trabalham em Lares Residenciais para Idosos no distrito de Viseu.

 

(2013) Helena Rebelo, Mestrado em Serviço Social, sobre O burnout nos profissionais de equipas multidisciplinares de apoio à medida do Rendimento Social de Inserção, no distrito da Guarda.

 

(2013) Felícia Catana, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre A  Doença  Rara  na  Família  e  na Escola - a  perspetiva  parental.

 

(2013) Maria Alice Ribeiro, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes, Relatório Reflexivo Teoricamente Fundamentado.

 

(2013) Maria da Conceição Ribeiro Cruz, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, Relatório Reflexivo Teoricamente Fundamentado.

 

(2013) Patrícia Isabel Pina, Mestrado em Psicologia (Instituto Piaget), sobre Perceções dos Professores sobre a Sobredotação.

 

(2013) Susana Pereira, Mestrado em Gestão, Especialização em Gestão de Recursos Humanos, sobre o equilíbrio trabalho / família nos advogados.

 

(2013) Maria Célia Fernandes da Costa Figueiredo, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre Intervenção em casos de dislexia: estudo de casos múltiplos (coorientação Mestre Anabela Carvalho).

 

(2013) Sílvia Oliveira, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre o Contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para o sucesso educativo (coorientação Mestre Catarina Martins).

 

(2013) Catarina Vilardouro, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre a importância da animação sócio-cultural para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos com NEE do ensino regular (coorientação Mestre Cristina Simões).

 

(2013) Alice Tinoco, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, Relatório Reflexivo Teoricamente Fundamentado.

 

(2013) Vera Lúcia Almeida, Mestrado em Gestão, Especialização em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, sobre a obesidade na infância e adolescência: o papel da condição crónica e da sintomatologia psicopatológica na qualidade de vida e no aproveitamento escolar.

 

(2012) Elvira Dias, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, Relatório Reflexivo Teoricamente Fundamentado.

 

(2012) Fátima Castainça, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre O (des)uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por parte dos professores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais (coorientação Mestre Anabela Carvalho).

 

(2012) Cheila Pereira, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, Relatório Reflexivo Teoricamente Fundamentado, intitulado Um Alicerce para a Construção do Saber.

 

(2012) Célia Queiroga, Mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário (UTAD), sobre factores de (in) satisfação profissional docente na escola de hoje. Estudo com professores de educação física dos ensinos básico e secundário do Concelho de Viseu.

 

(2012) Nelson Santos, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre Perceção dos Encarregados de Educação, de uma Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Concelho de Sintra, relativamente à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (coorientação Doutora Sofia Campos).

 

(2012) Luís Pereira, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar sobre Que estilo de liderança intermédia (coordenador de departamento) será mais eficaz para a satisfação dos professores?

 

(2012) Lara Figueiredo, Mestrado em Gestão, Especialização em Recursos Humanos, sobre A importância da gestão de conflitos numa organização e a consequente satisfação dos colaboradores (coorientação Doutora Sofia Campos).

 

(2012) Augusta Sanches, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre as Unidades de Apoio Especializado à Multideficiência e Surdocegueira Congénita (coorientação Mestre Catarina Martins).

 

 (2012) Manuela Branquinho Lourenço, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial sobre a Transição para a Vida Pós-Escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais (coorientação Mestre Anabela Carvalho).

 

(2012) Cláudia Coelho, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial sobre O Percurso Escolar de Alunos Disléxicos (coorientação Mestre Anabela Carvalho).

 

(2012) Rosa Maria Corte Real, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial sobre a Transição para a Vida Pós-Escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente. A Escola ? Um Caminho (coorientação Mestre Cristina Simões).

 

(2011) Vitor Magalhães, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre o Contributo da Musicoterapia para a inclusão de alunos com deficiência mental na Escola do Ensino Regular (coorientação Mestre Helena Maia).

 

(2011) Sandra Soares, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre a Análise da situação real do funcionamento dos CEF nas escolas do concelho de Viseu, a partir da perspectiva dos seus principais intervenientes.

 

(2011) Deolinda Silva, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre Atitudes e práticas dos professores face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (coorientação Mestre Anabela Carvalho).

 

(2011) Isabel Maria Marques Félix, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre As competências que os jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental apresentam na sua vida pós-escolar (coorientação Mestre Cristina Simões).

 

(2011) Anabela Teles, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre A aplicabilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF-CJ) para avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente (coorientação Mestre Cristina Simões).

 

(2011) Helena Saraiva, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre As percepções e a importância que os pais e/ou encarregados de educação e os professores de educação especial atribuem às AVD na criança/jovem com cegueira sem outras deficiências associadas. (coorientação Mestre Cristina Simões).

 

(2011) Rui Gaspar, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre Projecto Curricular de Turma: Diferenciação e Cooperação?

 

(2011) Paula Alves, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre (In)Sucesso na Matemática - Estilos de Aprendizagem, Métodos de Estudo e Estratégias.

 

(2011) Lídia Proença, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre Factores de bem-estar/mal-estar Docente.

 

(2011) Marisa Campos, Mestrado em Gestão, sobre Contributo para a Compreensão do perfil do Empreendedor nos Empresários dos Distritos de Viseu e Guarda. (coorientação Doutora Sofia Campos).

 

(2011) Núbia Alves, Mestrado em Gestão, sobre As representações de profissionais de saúde sobre as práticas de liderança exercidas pelo seu supervisor.

 

(2011) Celeste Almeida, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre A colaboração das famílias de alunos com DID com os professores de educação especial e do ensino regular (com coorientação da Mestre Cristina Simões)

 

(2010) José Alves, Mestrado em Gestão, Especialização em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, sobre A Liderança e a Inteligência Emocional dos Enfermeiros: Chefes e Especialistas (com coorientação da Mestre Sofia Campos)

 

(2010) Maria Clara Silva, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre Inclusão de Alunos com NEE: Olhares sobre a Cultura, as Políticas e as Práticas (com coorientação da Mestre Anabela Carvalho)

 

(2010) Anabela Dias, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial, sobre O Processo de Ensino-aprendizagem da Leitura com Crianças/alunos com Trissomia21 nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (com coorientação da Mestre Anabela Carvalho)

 

(2010) Ana Isabel Miranda, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre A Percepção dos Pais/Encarregados de Educação de Alunos do 1º CEB sobre a Parceria Escola-Família e as Actividades de Enriquecimento Curricular.

 

(2010) Manuel Monteiro, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre A Liderança escolar à luz do Decreto-lei nº 75/2008, de 22 de Abril: A Percepção dos Docentes.

 

(2010) Ana Paula Pereira, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre Factores do Ambiente Familiar Favoráveis à Aprendizagem dos Alunos.

 

(2010) Paula Cristina Marques, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre Projecto Educativo de Escola ? dez anos depois da sua implementação.

 

(2010) João Patrício, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre Os Cursos EF e o (in) sucesso e abandono escolar.

 

(2009) Joana Fernandes Amaral, Mestrado em Gestão, com Especialização em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, sobre a Satisfação Profissional dos Enfermeiros da Sub-Região de Saúde de Viseu.

 

(2009) Magda dos Santos Guerra, Mestrado em Gestão, com Especialização em Gestão e Administração de Unidades de Saúde, sobre o Estilo de Liderança da Chefia e a Satisfação dos Enfermeiros.

 

(2009) Ana Reis, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, sobre Contributo para o Esclarecimento da Educação Artística em Contexto Escolar.

 

(2009) Sandrina Vasconcelos Lima (coorientação), Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre o tema: A Integração de Alunos Imigrantes na Escola Regular.

 

(2007) Gladys da Silva Rodrigues, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre Articulação Curricular entre o Jardim-de-infância e o 1º Ciclo do Ensino Básico.

 

(2007) Maria António Varela dos Santos, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre A Relação Escola/Família ? para Além da Comunicação.

 

(2007) Micaela Rodrigues Marques, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre Clima e Qualidade Educativa.

 

(2007) Sandra Patrícia Cardoso Gago, Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar, sobre Rendimento Escolar dos Alunos Institucionalizados.

 

 

 

Trabalhos de Pós-Graduação (últimos cinco anos)

 

(2013) Joana Peixinho, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, Relatório de Observação Participante.

 

(2013) Paula Lourenço, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, Relatório de Observação Participante.

 

(2012) Sónia Simões, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, Relatório de Observação Participante.

 

(2012) Maria da Conceição Oliveira, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre o tema: Trissomia 21: Aplicação de um Método de Escrita: Estudo de Caso.

 

(2012) Paula Figueiredo, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre o tema: A Sexualidade em Alunos com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente: As Atitudes dos Professores de Educação Especial

 

(2012) Elisabete Figueiredo, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, Relatório de Observação Participante.


(2011) Anabela Sofia Soares Lopes, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, Relatório Observação Participante.

 

(2011) Elisabete Alves da Fonseca Santos, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, Relatório Observação Participante.

 

(2011) Paula Maio, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre O contributo da utilização das tecnologias de informação e comunicação, no âmbito da expressão escrita, em alunos com paralisia cerebral.

 

(2011) Cristina Maria Saraiva Prata, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, Relatório Observação Participante.

 

(2011) Vitor Ferreira dos Santos Balula, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre Contributo para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem da leitura em crianças/alunos com Trissomia21 no 1º ciclo do ensino básico.

 

(2011) Maria de Fátima Pais Costa, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre As expectativas dos professores sobre a inclusão e o rendimento escolar dos alunos com paralisia cerebral.

 

(2011) Alda Maria de Almeida Pereira Ferreira, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre A inclusão de alunos com perturbações de hiperactividade com défice de atenção.

 

(2010) Carla Fidalgo, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre As salas Teacch no desenvolvimento das crianças com Autismo.

 

(2009) Filomena Carvalho, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre A Musicoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Educativas Especiais.

 

(2009) Helena Curado, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre A Equitação na Reabilitação de Crianças/Jovens com Trissomia 21.

 

(2009) Sílvia Tavares Martins, Formação Especializada em Inspecção da Educação, sobre A Articulação Curricular e Continuidade Educativa entre a Educação Pré-Escolar e o 1º CEB.

 

(2009) Anabela Tavares, Formação Especializada em Inspecção da Educação, sobre A actividade Inspectiva em Contexto Educativo.

 

(2009) Mário Alves, Formação Especializada em Inspecção da Educação, sobre A história da Inspecção-Geral da Educação em Portugal.

 

(2008) Lúcia Maria da Silva Gonçalves Pinto, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre A inclusão da criança com trissomia 21 no jardim-de-infância: Estratégias de acção/intervenção.

 

(2008) Maria Clara Carvalho da Silva, Formação Especializada em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor, sobre Inclusão de crianças com deficiência mental nos 2º e 3º ciclos do ensino básico: Que relações interpessoais entre pares.

 

Áreas de Interesse Científico

Práticas de ensino, estilos e estratégias de aprendizagem.

(In) sucesso escolar.

 

Participação em Projetos de Investigação

 

Investigadora do Instituto de Psicologia Cognitiva - Desenvolvimento Vocacional e Social, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Projecto Sicole.

 

Investigadora do Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano da Faculdade de Educação e Psicologia do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

 

Membro convidado do Centro de Psicopedagogia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

 

Participação no Projecto - IDEaTool Evaluation and Validation - Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

 

 

Trabalhos Elaborados e Publicações

 

Dissertação de Doutoramento: Práticas de Ensino e Estilos de Aprendizagem no Ensino Superior Universitário. Apresentada à F.P.C.E. da Universidade de Coimbra (2005), discutida em 2006.

 

Dissertação de Mestrado: Contributo para o esclarecimento de processos intervenientes na aprendizagem: Estratégias de Estudo e Locus de Controlo. Apresentada à F.P.C.E. da Universidade de Coimbra (1994).

 

Manual sobre Comportamento Organizacional. Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração de Estabelecimentos Públicos de Ensino, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras - Pólo de Viseu (1997).

 

Manual sobre Comportamento Organizacional. Formação de Chefias Intermédias e Directos de Produção, Somit (Oliveira do Hospital, 1997).

 

Manual sobre Dinâmica de Grupo. Curso de Formação de Formadores, Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (Guarda, 1996).

 

Trabalho de Seminário: Adaptação das Crianças à Escola Primária no Âmbito Sócio-Afectivo (Coimbra, 1987).

 

Livros

 

Supervisão Científica do livro O Distrito de Viseu em números. Contributo para uma caracterização económico-social. Governo Civil do Distrito de Viseu, 2005.

 

Elaboração do capítulo intitulado "Educação" do livro O Distrito de Viseu em números. Contributo para uma caracterização económico-social. Governo Civil do Distrito de Viseu, 2005.

 

Artigos

 

Pereira, S. & Ribeiro, C. O. Enriquecimento trabalho/família: Revisão de literatura (título provisório - em fase de conclusão).

 

Pereira, S. & Ribeiro, C. O equilíbrio trabalho/família nos advogados: Diferenças de género. Revista Psychologica (no prelo).

 

Almeida, C., Ribeiro, C., & Ferreira, C. A concepção das famílias de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental sobre a interacção com os professores de educação especial e do ensino regular. Revista Saber & Educar / Cadernos de Estudo (no prelo).

 

Marques, P., & Ribeiro, C. Projecto Educativo de Agrupamentos de Escolas: Estudo Empírico. Revista Portuguesa de Pedagogia (no prelo).

 

Saraiva, H., Ribeiro, C., & Ferreira, C. A. Atividades de Vida Diária em Alunos com Cegueira. Versão Escolar/Versão Familiar. Revista REER: Revista de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade de Motricidade Humana (no prelo).

 

Silva, D., Ribeiro, C., & Carvalho, A. Atitudes e práticas dos professores face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Revista Portuguesa de Pedagogia (no prelo).

 

Saraiva, H., Ribeiro, C., & Ferreira, C. A. O Aluno com Cegueira. As Atividades de Vida Diária na Família e na Escola. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional (no prelo).

 

Pereira, C. S. & Ribeiro, C. (2013). Supervisão Pedagógica - Um alicerce para a construção do saber. Revista Gestão e Desenvolvimento, 21, 147-165.

 

Teles, A., Ribeiro, C., & Ferreira, C. A. (2012). A implementação da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde como referência para a classificação das necessidades educativas especiais. Revista Gestão e Desenvolvimento, 20, 111-128.

 

Alves, J., Ribeiro, C. & Campos, S. (2012). A inteligência emocional em enfermeiros responsáveis por serviços hospitalares. Revista de Enfermagem Referência, III Série, nº 7 (julho), 33-42.

 

Soares, A. S., & Ribeiro, C. (2012). Percursos para um ensino diferenciado. Revista Máthesis, 21, 129-148.

 

Teles, A., Ribeiro, C., & Ferreira, C. A (2011). A aplicabilidade da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde. Revista Educação Inclusiva, 2(2), 18-26.

 

Almeida, C., Ribeiro, C., & Ferreira, C. (2011). Trabalho partilhado entre famílias de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental e os professores: A pertinência e a Atualidade. Revista Gestão e Desenvolvimento, 19, 229-247.

 

Ribeiro, C., & Alves, P. (2011). (In) sucesso escolar: A influência das estratégias de estudo e aprendizagem. Revista Máthesis, 20, 45-52.

 

Ribeiro, C. & Marques, P. (2010). Projecto Educativo de Agrupamentos de Escolas: Um contributo para a sua compreensão. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 44-2, 81-92.

 

Damião, M. H.; Belo, P; Ribeiro, C. & Vitorino, S. (2009). Reorganização curricular de Bolonha: Percepções de alunos universitários. Actas do Seminário *O Futuro de Bolonha, 10 anos depois. In

http://www.gulbenkian.pt/media/files/agenda/eventos_2009/Futuro%20de%20Bolonha/Artigo

 

Ribeiro, C. (2008). Reflexões sobre o Acto de Avaliar no Ensino Superior Universitário. Revista Máthesis, nº 17, 267-280.

 

Ribeiro, C. (2005/2006). A aula magistral ou simplesmente a aula expositiva. Revista Máthesis, nº 16, 189-201.

 

Ribeiro, C. (2005/2006). Desafios à Universidade neste terceiro milénio. Revista Gestão e Desenvolvimento, nº 13-14, 125-137.

 

Dias, O. & Ribeiro, C. (2005). Contributos do desempenho docente na qualidade do Ensino Superior Universitário. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XXXIX, 2, 391-413.

 

Ribeiro, C. (2003). Metacognição: Um apoio ao processo de aprendizagem dos alunos. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 16, nº 1, 109-116.

 

Ribeiro, C. (2002). Aprender a aprender: Algumas considerações sobre o ensino de estratégias de estudo. Revista Máthesis, nº 11, 273-286.

 

Ribeiro, C. (2001). Estratégias de Estudo e Aprendizagem: Um contributo para a sua compreensão. Revista Máthesis, nº 10, 235-257.

 

Ribeiro, C. (2000). Em torno do conceito Locus de Controlo. Revista Máthesis, nº 9, 297-314.

 

Ribeiro, C. (1998). Ansiedade em contexto escolar. Revista Máthesis, nº 7, 351-358.

 

Ribeiro, C. (1997). Contributo da perspectiva cognitivista para o esclarecimento de processos intervenientes na aprendizagem. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XXXI, 1, 2, 3, 223-237.

 

Ribeiro, C. (1996/1997). Em torno do rendimento escolar: Adaptação de um Inventário de Estratégias de Estudo para uma população estudantil portuguesa. Revista Gestão e Desenvolvimento, nº 5-6,  43-62.

 

Ribeiro, C. (1997). Conhecimento estratégico versus conhecimento dos conteúdos. Cadernos de Educação, nº 17, 3-4.

 

Ribeiro, C. (1997). Estudo do processo de aprendizagem: Duas perspectivas. Revista Máthesis, nº 6, 353-367.

 

Ribeiro, C. (1997). A metacognição e o rendimento escolar. Cadernos de Educação, nº 16, 10-11.

 

Ribeiro, C. (1996). Estilos cognitivos e/ou estilos de aprendizagem. Cadernos de Educação, nº 14, 18-21.

 

 

Artigos em publicações não científicas

 

O Ensino Superior e os desafios do Processo de Bolonha. Jornal do Centro, 12 de Janeiro de 2007.

 

Recensões

 

João Vasconcelos Costa, A universidade no seu labirinto. Lisboa, Editorial Caminho, 2001. Revista Gestão e Desenvolvimento, 2002, nº 11.

 

César Coll, Elena Martín, Teresa Mauri, Mariana Miras, Javier Onrubia, Isabel Solé & Antoni Zabala, O construtivismo na sala de aula. Novas perspectivas para a acção pedagógica. Porto, Edições Asa, 2001. Revista Gestão e Desenvolvimento, 2001, nº 10.

 

Daniel, Goleman, Trabalhar com a Inteligência Emocional, Lisboa, Temas e Debates, 1999. Revista Gestão e Desenvolvimento, 1999, nº 8.

 

 

Outras Atividades

 

Membro do Conselho Científico do Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa.

 

Membro do Conselho Consultivo e de Redação da Revista Gestão e Desenvolvimento.

 

Supervisora de Estágios da Licenciatura em Serviço Social.

 

Coordenadora do Curso Livre de Língua Gestual Portuguesa (Níveis I e II)

 

Avaliadora Externa do Curso EFA (Panificação e Pastelaria) da Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva - ADDLAP.