UCP de A a ZCursosInvestigaçãoBiblioteca D. José Pedro
pesquisa
Centro Regional de Viseu
Campus Viseu
Unidades de Ensino
Investigação - CIIS
Vida Universitária
Universidade / Sociedade
Acontece no CRV
Banco de Imagens
Eventos
Calendário Lectivo
Arquivo Notícias
Clínica Dentária Universitária
 UCP-Viseu
Católica Learning Innovation Lab analisa as competências do futuro no Campus do Porto 

"All-Hands Call: Inovar para as Competências de Futuro na UCP" foi o nome dado à Conferência organizada pelo CLIL I Católica Learning Innovation Lab, para assinalar o lançamento do 1º Ciclo de Workshops Pedagógicos UCP, destinado a docentes e investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP). O evento aconteceu no dia 23 de janeiro, no Campus do Porto, com transmissão online. 

A sessão, que constituiu um momento de reflexão em torno da temática da inovação pedagógica, no seio da comunidade académica da Universidade, iniciou às 10h00 com as intervenções de Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora da UCP, Diana Soares, coordenadora do CLIL, e também de Isabel Capeloa Gil, Reitoria da Universidade. 

Seguidamente, foi a vez de Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, intervir na sessão. O responsável do Governo salientou o papel da Universidade no desenvolvimento de competências fundamentais como o pensamento sistémico integrado e o pensamento crítico e analítico, a agilidade cultural e a criatividade aplicada e focalizada. Da mesma forma, destacou a importância de a comunidade docente refletir sobre as suas práticas pedagógicas.  

Docentes, estudantes e parceiros da comunidade em diálogo 

Por volta das 11h00, e aproveitando o mote deixado pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acerca das competências fundamentais que os estudantes do ensino superior deverão desenvolver, seguiu-se uma mesa-redonda, moderada por Sílvia Monteiro, da Universidade do Minho. 

Neste espaço, participaram Paulo Gaspar, da Deloitte, e Otília Castro, da Direção Municipal da Educação da Câmara Municipal do Porto, enquanto representantes dos parceiros estratégicos do CLIL. Da comunidade académica da UCP, marcaram presença a docente Marta Portocarrero e a estudante Sofia Lopes. 

Algumas das questões abordadas na mesa-redonda debruçaram-se sobre a função das organizações empregadoras na formação dos futuros profissionais, o papel dos professores no desenvolvimento das competências do futuro, e os desafios e dificuldades que se colocam atualmente ao ensino superior.  

Com a apresentação intitulada ?Digitalization and Learning Innovation in Higher Education?, Palitha Edirisingha, da Universidade de Leicester, partilhou algumas abordagens possíveis para a introdução da inovação pedagógica no ensino superior, através da digitalização.  

No seguimento da conferência, Paulo Dias, da equipa de coordenação do projeto ?Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior?, e Amanda Franco, investigadora no CLIL, contextualizaram o projeto CLIL e oficializaram o lançamento do 1º Ciclo de Workshops Pedagógicos UCP, dando também a conhecer as próximas iniciativas do projeto, nomeadamente as comunidades de aprendizagem e prática e a segunda fase do inventário de práticas pedagógicas (IPP) a aplicar aos docentes do segundo ciclo de estudos.  

A sessão encerrou com as reflexões finais de Isabel Braga Cruz, Pró-Reitora da UCP, e de José Lopes, docente na UCP.  

Sobre o CLIL 

O CLIL foi criado com o objetivo de identificar, experimentar e ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando com a colaboração de docentes, investigadores e estudantes da UCP, assim como com o apoio de um conselho de parceiros estratégicos do tecido empresarial e da sociedade civil. 

O laboratório enquadra-se no projeto "Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior", financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH - Programa Operacional Capital Humano, através do FSE - Fundo Social Europeu. 

 

 

 


<  voltar
topo
 > Lisboa   > Porto   > Braga 
 > avisos legais   > homepage   > mapa do site   > contactos 
Campus Viseu
Estrada da Circunvalação
3504-505 Viseu
Tel. 232 419 500
Fax. 232 428 344
 
desenvolvido por:
innovagency.com