UCP de A a ZCursosInvestigaçãoBibliotecas
pesquisa
 Faculdade de Medicina Dentária
Faculdade
Corpo Docente
Cursos
Investigação
Cooperação e Parcerias
Serviços - Iniciativas
Bolsas e Prémios
Actividade Editorial
Acontece na Faculdade
Descrição >   Protocolos e Parcerias >   Objetivos e Competências do ciclo de estudos >    >  
Ciências Biomédicas - 2019-2020 
Com Acreditação em 2019, por 4 anos | Limite de vagas fixado: 40
Registo inicial: R/A-Ef 69/2012 de 14-05-2012
 

 Licenciatura em Ciências Biomédicas

ENSINO SUPORTADO NA INVESTIGAÇÃO

Porquê uma Licenciatura em Ciências Biomédicas?

As Ciências Biomédicas encontram-se em grande expansão e fornecem competências para o estudo dos mecanismos da Saúde e da Doença humanas.

A Licenciatura em Ciências Biomédicas da UCP fornece ferramentas que permitem a resolução de problemas da prevenção e do diagnóstico de doenças, utilizando novas abordagens biomédicas, baseadas numa forte componente de Biologia Computacional.

Esta Licenciatura contribui ainda para uma visão integrada da ligação funcional entre o diagnóstico molecular (integrando a bioquímica, a microbiologia e a biologia molecular), a prática clínica e a decisão terapêutica.

Destinatários

A Licenciatura em Ciências Biomédicas destina-se a todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos sobre os mecanismos funcionais da saúde humana. Num ambiente inovador, de ensino essencialmente prático, serão formados profissionais com sólidas bases em Bioquímica, Biologia Molecular e Microbiologia, Biologia Celular e Imunologia, Biologia Computacional, Ciências Ómicas, Toxicologia, Farmacologia e Epidemiologia, entre outras.

A proximidade da Clínica Dentária Universitária da UCP-Viseu permite aos alunos um contacto próximo com temas clínicos específicos.

Saídas profissionais

A Licenciatura em Ciências Biomédicas prepara alunos, para uma grande variedade de opções de carreira, que incluem a investigação médica e na indústria farmacêutica, em contexto de diagnóstico ou no âmbito das ciências forenses, a transferência de tecnologia ou marketing de produtos biomédicos, integrados com uma forte componente ética.

Os Licenciados em Ciências Biomédicas poderão integrar equipas multidisciplinares especializadas no desenho, conceção e certificação de equipamentos médicos, dar assistência técnica e apoio comercial e dar apoio à investigação científica nas áreas multidisciplinares das ciências e tecnologias biomédicas.

A sua atividade poderá ser exercida em Laboratórios, Centros e Institutos de Investigação Biomédica, Empresas de Instrumentação Médica, Empresas Farmacêuticas, Empresas de Biotecnologia, Centros de Saúde e Hospitais, Universidades, Centros de toxicologia/reabilitação, Institutos de sangue, de criopreservação, histocompatibilidade, medicina legal e laboratórios de saúde pública. Pode ainda exercer atividade em laboratórios de patologia animal (veterinária), unidades de investigação, empresas da área do diagnóstico clínico, ou serviços administrativos em sistemas de saúde.

Os Licenciados em Ciências Biomédicas estão naturalmente capacitados para competir com outros profissionais que tenham obtido a sua formação em áreas de ciências básicas como a biologia, a bioquímica, etc.

 Funcionamento

A Licenciatura em Ciências Biomédicas tem uma sólida vertente teórica articulada com uma vasta componente prática e teórico-prática, que inclui diversas sessões laboratoriais e de "dry-lab".

O corpo docente da UCP.Viseu é composto por docentes com diversas formações, altamente motivados e disponíveis. A grande maioria dos docentes tem também atividade de investigação de elevada qualidade.

 Plano de estudos

Os conteúdos programáticos incluem conteúdos científicos fundamentais e conteúdos de especialidade no âmbito das ciências biomédicas integrados através do estudo do funcionamento do ser humano. Assim, os conteúdos de base abordados são a biologia, a bioquímica, a bioestatística e variadas técnicas laboratoriais, complementados com fisiologia, anatomia e patologia associada aos diferentes sistemas.

Semestre 1

Semestre 2

Bioquímica Estrutural

Bioquímica e Metabolismo

Sistemas de Informação e Comunicação

Genética Molecular e Humana

Bioestatística

Microbiologia Geral

Biologia Funcional I

Interação Pessoal e Profissional/ Bioética e Mundividência Cristã

Biologia Celular

Biomateriais

Biologia Molecular

Imunobiologia

Laboratórios Biomoleculares I

Biologia Funcional II

Semestre 3

Semestre 4

Laboratórios Biomoleculares II

Epidemiologia e Saúde Pública

Fisiopatologia

Farmacologia

Toxicologia

Laboratórios Biomoleculares III

Princípios Gerais de Farmacologia

Biologia Computacional

Microbiologia Aplicada

Comunicação em Ciência

Imunologia

Semestre 5

Semestre 6

Neurobiologia

Diagnóstico Molecular

Biologia do Envelhecimento

Biomarcadores e Mecanismos Moleculares

Genómica

Projeto II

Proteómica

Projeto I

 

 Formar cidadãos, fazer a diferença

Enquanto alunos da Licenciatura em Ciências Biomédicas da UCP.Viseu, os estudantes serão expostos às parcerias da UCP.Viseu. Os alunos desenvolverão competências transversais que fazem a diferença na vida pessoal e profissional, tais como a argumentação crítica, a comunicação oral e escrita, o trabalho em equipa e a investigação em contexto real. O desenvolvimento destas competências é potenciado pela existência de unidades curriculares em que o objetivo principal é considerar desafios reais fora do contexto académico.

 Testemunhos

Bruno Miguel Vaz e Campos, aluno de CBM - 3º ano, vencedor do prémio de mérito escolar de Viseu para o melhor aluno do Ensino Superior, em 2019.

Porquê Ciências Biomédicas na UCP.Viseu? Em parte, foi pela cidade de Viseu, da qual sou natural, por outro lado, era uma licenciatura que me permitia, após a sua conclusão, enveredar no mestrado de ciências forenses e criminais. Caso mudasse de ideias relativamente ao que seguir após a licenciatura, esta apresentava um plano curricular muito variado ao nível das ciências da saúde e da investigação molecular e celular, o que me daria múltiplas outras opções de mestrados.

Em que se distingue a Licenciatura em Ciências Biomédicas da UCP.Viseu? Existem duas grandes vantagens: a primeira, referente ao estabelecimento de ensino, é a proximidade existente entre os alunos e os professores, o que não é possível na grande maioria das outras universidades. É criada uma relação aluno-professor que só traz vantagens para os alunos e para o seu aproveitamento académico; A segunda, referente à licenciatura face a outras é a possibilidade de, no terceiro e último ano do curso, ser possível o desenvolvimento de um projeto nas infraestruturas da universidade, o que permite a aquisição de competências a nível de trabalho no laboratório. Assim, existe a possibilidade de ganhar experiência na vertente prática, face a outras licenciaturas, as quais focam em demasia na componente teórica do curso, deixando para trás a aplicação desses conhecimentos em contextos reais.

Valéria Garcia, estudante de Medicina

Porquê Ciências Biomédicas na UCP.Viseu? Desde muito cedo ficou claro o meu gosto pelas ciências da saúde, com foco na investigação. Depois de uma breve pesquisa online, sempre tendo em conta estes dois parâmetros, a decisão foi muito simples, optei por uma Universidade de renome, como a UCP, onde poderia estudar o que sempre desejei.

Em que se distingue a Licenciatura em Ciências Biomédicas da UCP.Viseu? Embora existam vários cursos homónimos no país, a análise do plano curricular de cada um permite desde logo perceber que a grande maioria tem enfoque em áreas relacionadas com engenharia e vários tipos de indústrias, como a alimentar. A Licenciatura em Ciências Biomédicas da UCP é claramente distinguida pelo seu grande enfoque na investigação celular e molecular de patologias humanas, para além de o fazer através da saliva, fluido com pouca relevância nas restantes instituições e que nos permite ter a diferenciação tão desejada nesta área.

Como é que esta licenciatura é uma mais valia na profissão atual? A Licenciatura em Ciências Biomédicas deu-me oportunidade, pelos conhecimentos teóricos e sobretudo laboratoriais, de estagiar numa Start-Up, na qual exerci funções de investigação em métodos não invasivos de rastreio de vários tipos de cancro. Enquanto estudante de Medicina, a Licenciatura em Ciências Biomédicas contribuiu para todos os conhecimentos teóricos que são exigidos neste novo curso e, por isso, considero-a uma grande rampa de lançamento para projetos futuros.

Irina Suheila Fonseca, Doutoranda do Instituto Gulbenkian de Ciência e do Instituto de Investigação e Inovação em Saude, i3s.

Porquê Ciências Biomédicas na UCP.Viseu? Após pesquisar universidades portuguesas que oferecem a licenciatura em CBM, a UCP.Viseu foi uma escolha óbvia. A oferta das unidades curriculares foi o que mais me despertou atenção e motivou para a minha escolha. A UCP oferece oportunidades em alargar conhecimentos nas áreas de interesse do aluno, e facilita que os alunos explorem e desenhem o seu percurso conforme o seu interesse. Sendo uma universidade de prestígio, ela oferece condições excelentes para o desenvolvimento do aluno, e isso foi sem dúvida um dos critérios para a minha escolha.

Em que se distingue a Licenciatura em Ciências Biomédicas da UCP.Viseu? O amor pelo mundo da ciência transmitido pelos professores foi o que mais me cativou no curso. A excelência e disponibilidade do corpo docente é óbvia, bem como a transmissão de conhecimentos de forma cativante. Esta licenciatura tem a capacidade de preparar e orientar os seus alunos para o mundo da Ciência/Investigação, focando muito no desenvolver da capacidade de raciocínio, trabalho em equipa e a disciplina. Isso sem dúvida dá motivações e vantagens para o mundo do trabalho.

Como é que esta licenciatura é uma mais valia na profissão atual? A decisão de fazer parte da UCP foi e continua a ser a mais acertada que eu já fiz. A estrutura forte e familiar que a UCP me transmitiu, foi essencial para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. As experiências vividas, a dinâmica, a amizade e o profissionalismo dos docentes que me acompanharam durante a minha licenciatura em LCB foi crucial para o sucesso pessoal e académico que atingi hoje. Sou muito grata pelo papel que a UCP teve e tem ainda hoje na minha vida.

Mauro Almeida, Doutorando no Adolphe Merkle Institute (Universidade de Friburgo), Suíça

Porquê Ciências Biomédicas na UCP.Viseu? A Biologia e a Medicina sempre foram áreas que me despertaram interesse! Portanto via a Licenciatura em Ciências Biomédicas como uma porta para adquirir conhecimento em diferentes vertentes, mas principalmente na área de biologia celular e molecular. Também optei pelo curso porque achei que me iria dar as bases fundamentais para poder fazer investigação no âmbito da Saúde.

Em que se distingue a Licenciatura em Ciências Biomédicas da UCP.Viseu? Distingue-se pela proximidade entre alunos e professores e pela associação com o curso de Medicina Dentária. Esta proximidade com os professores significa uma maior disponibilidade e maior interesse pela parte dos mesmos. O facto de o curso ser estruturado em turmas com poucos alunos ao contrário de noutras instituições cria um melhor ambiente e permite com mais frequência a discussão de diferentes assuntos. Estes fatores auxiliam na aquisição e compreensão de conhecimentos.

Por outro lado, a associação com o curso de Medicina Dentária adiciona uma outra vertente de conhecimento que é uma mais valia e que pode ser explorada pelos alunos.

Como é que esta licenciatura é uma mais valia na profissão atual? Vejo a licenciatura como a base da minha "pirâmide". Abriu-me horizontes e deu-me as ferramentas necessárias para obter o Mestrado e para poder entrar no Doutoramento, onde me encontro atualmente.

 Acesso, Candidaturas e Admissão

Provas de Ingresso:

Uma das seguintes disciplinas: Biologia e Geologia / Física e Química / Matemática

A coordenação da Licenciatura está disponível para o esclarecimento pessoal de questões, mediante marcação de reunião para os seguintes contactos:

Universidade Católica Portuguesa
Faculdade de Medicina Dentária

Estrada da Circunvalação

3504-505 Viseu, Portugal

Tel: +351 232 419 500

Email: info.viseu@.ucp.pt

 

 


topo
 > Braga   > Lisboa   > Porto 
 > Home - Viseu   > contactos   > avisos legais 
desenvolvido porinnovagency.com