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Cursos . Detalhe . Ciências Biomédicas  . Objetivos e Competências do ciclo de estudos
Objetivos e Competências do ciclo de estudos 

Objetivos definidos para o ciclo de estudos.

A LCB integra um leque de UC dedicadas à formação de base em Ciências Biológicas, Medicina, Diagnóstico eTerapêutica com o objetivo de:

Oferecer uma formação multidisciplinar, transversal, integrada;

Formar profissionais com domínio teórico e técnico aplicado às ciências médicas (excluindo atividade clínica) e em ciências biológicas relacionadas, permitindo-lhes a viabilização de atividades profissionais em Saúde;

Formar profissionais capazes de colaborar com a comunidade médica e científica em investigação fundamental ou aplicada, desenvolvimento tecnológico ou diagnóstico;

Estimular capacidade de autoaprendizagem, espírito crítico e adaptação às novas tecnologias resultantes da evolução das ciências biomédicas;

Formar licenciados aptos a prosseguir estudos de 2º e 3º ciclos conducentes a formação mais específica e avançada que complementem a sua formação inicial ou, optarem por uma formação médica, no âmbito de cursos de Medicina concebidos em termos de pós-graduação.

 

Study cycle's objectives.

The DBS (Degree in Biomedical Sciences) includes a range of CUs devoted to basic training in Biology, Medicine and Diagnostics and Therapeutics with the aim of: Offering a multidisciplinary, cross-sectional and integrated training;

Training professionals with theoretical and technical skills applied to the medical sciences (excluding clinical activity) and in related biological sciences, prepared to fulfill professional activities associated wiht Health;

Training professionals who can collaborate with the medical and scientific community in fundamental or applied research, technological development or diagnostics; Stimulating autonomous learning skills, critical thinking and adaptation to new technologies arising from developments in biomedical sciences; Training graduates to pursue studies in 2nd and 3rd cycles to complement their formation, or opt for an education in a post-graduate degree in Medicine.


Competências a desenvolver no ciclo de estudos

A LCB confere as seguintes competências: Demonstrar, integrar e aplicar os conhecimentos teóricos das ciências médicas e das ciências biológicas relacionadas; Dominar as metodologias e técnicas laboratoriais utilizadas em ciências fundamentais com aplicação à prática médica e à intervenção biomédica; Ter uma atuação baseada nas boas práticas laboratoriais, de bioética e de respeito pelo indivíduo; Aplicar metodologia científica para avaliar, desenhar experimentalmente, adaptar e propor soluções em problemas da prática biomédica; Avaliar criticamente o conhecimento existente e colaborar na produção de novo conhecimento em CB; Apresentar escrita ou oralmente a informação científica quer a especialistas quer a não especialistas. Demonstrar conhecimento, compreensão e desempenho suficientes para assegurar empregabilidade ou permitir o acesso a ciclos de estudo subsequentes;

Empregar metodologias de estudo que permitam acompanhar a evolução do conhecimento em CB.

Para o cumprimento dos objetivos a LCB assenta numa formação multidisciplinar, transversal e integradora, envolvendo as áreas científicas de Química e Bioquímica, Matemática e Física, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências e Tecnologias da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Gestão.

A licenciatura está organizada em 3 anos, com UC semestrais. O 1º ano é dedicado à aquisição de conhecimentos e competências nas áreas das Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, compreendendo as bases moleculares e celulares do funcionamento dos sistemas em situação de saúde. A transferência dos conhecimentos adquiridos para a prática laboratorial tem início neste ano, nas UC com componente prática. Completam a organização do 1º ano a aquisição de competências em análise matemática e tratamento estatístico de dados, relações interpessoais

e ética profissional.

O 2º ano é dedicado à aquisição de conhecimentos e competências nas áreas das Ciências da Saúde, permitindo aos alunos compreender os mecanismos patológicos bem como as técnicas e tecnologias empregues no diagnóstico e na terapêutica. A aquisição de conhecimentos laboratoriais prossegue no 2º ano, nos Laboratórios Biomoleculares I e II e Gestão da Qualidade.

O 3º ano inclui UCs em áreas de vanguarda e de interface das ciências biomoleculares. São apresentadas UC opcionais distribuídas pelas principais áreas científicas de formação (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências e Tecnologias da Saúde e Gestão), permitindo aos alunos a escolha de acordo com o seu interesse. No 3º ano, os Seminários assumem um papel fundamental dando a oportunidade de integrar conhecimentos e aplicar competências, numa transição para o mercado de trabalho. Estes Seminários incluem um projeto de investigação

que pode ser desenvolvido em colaboração com outras instituições de ensino superior ou com prestadores de serviços e empresas dedicados à Saúde.

O cumprimento dos objetivos será avaliado por inquéritos aos recém-licenciados e empregadores.

 

  

Competences to be developed in the study cycle

The DBS confers the following competences: to demonstrate, integrate and apply theoretical knowledge in medical sciences and related biological sciences; to master the methodologies and laboratory techniques used in basic science with application to medical practice and biomedical intervention; to have an action based on sound laboratory practices, bioethics and respect for each person; to apply scientific methods to assess, experimentally design, adapt and propose solutions to biomedical problems; to critically evaluate existing knowledge and collaborate in the production of new knowledge in BS; to present oral or written scientific information both to

specialists and the general public; to demonstrate knowledge, understanding and sufficient skills to ensure employability or proceed to subsequent study cycles; to employ strategies that enable students to follow the evolution of knowledge in BS.

These goals are achieved by a multidisciplinary, transversal and integrative training, involving the scientific areas of Chemistry and Biochemistry, Mathematics and Physical Sciences, Biological Sciences, Health Sciences, Sciences and Technologies of Health, Humanities and Social Sciences, and Management.

The degree is organized in three years, with semestrial CUs. The 1st year is devoted to acquiring knowledge and skills in the areas of Life and Health Sciences, covering the molecular and cellular bases of healthy systems. The transfer of the acquired knowledge to laboratory practice starts in the 1st year in CUs with a practical component.

The organization of the 1st year is completed with the acquisition of skills in mathematical analysis and statistical data processing, interpersonal relations and professional ethics.

The 2nd year is dedicated to the acquisition of knowledge and skills in the areas of Health Sciences, enabling students to understand the pathological mechanisms as well as techniques and technologies used in diagnostics and therapy. The acquisition of laboratory skills continues in the 2nd year in Biomolecular Lab I and II and Quality Management.

The 3rd year includes CUs in forefront and interface scientific areas of biomolecular sciences. CU options are presented, being distributed by major scientific areas of training (Biological Sciences, Health Sciences, Health Sciences and Health Technology and Management), allowing students to choose according to their specific motivations. In the 3rd year, the Seminars play a key role by giving the opportunity to integrate knowledge and apply skills in a transition to the professional life. These Seminars include a research project that can be developed in collaboration with other institutions of higher education or with service providers and companies dedicated to

Health Research and/or Services. The fulfillment of the objectives will be assessed by surveys to graduates and employers. 


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