Apresentação
A Avaliação Psicológica é entendida como um processo científico de recolha, análise e interpretação de dados/informações a respeito das dimensões psicológicas dos indivíduos, através da utilização de métodos, técnicas e instrumentos adequados e com objetivos bem definidos, perspetivando o enquadramento, a fundamentação e a orientação de/nas tomadas de decisão.
A presente pós-graduação/curso de especialização pretende munir os profissionais (psicólogos) com os conhecimentos teóricos e empíricos necessários para a realização de avaliações psicológicas no âmbito específico das Necessidades Educativas Especiais (NEE).
É também dada a possibilidade aos participantes de aplicarem os conhecimentos e as competências adquiridos em contexto real através de um estágio/observação participante.
Plano de Estudos e Corpo Docente
O plano de estudos tem a duração de um ano letivo, repartido em dois semestres, com um total de 180 horas e 30 ECTS. Inclui um estágio/observação participante que se destina a aplicar de forma integrada os conhecimentos adquiridos em contexto real.
1.º Semestre |
Docente |
H |
ECTS |
Enquadramento Legal da Educação Especial / Necessidades Educativas Especiais |
Afonso Baptista e Célia Ribeiro |
20 |
4 |
Objetivos e Público-alvo da Educação Especial |
Afonso Baptista e Célia Ribeiro |
10 |
1 |
Abordagem Neuropsicológica das Necessidades Educativas Especiais/Perturbações do Desenvolvimento I |
Sofia Campos |
15 |
3 |
Avaliação Psicológica no âmbito das Necessidades Educativas Especiais I |
Sofia Campos, Anabela Carvalho
Catarina Martins |
15 |
3 |
Processo de Referenciação e Avaliação segundo a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade de Saúde (CIF) |
a definir |
20 |
4 |
Total 1.º semestre |
80 |
15 |
2.º Semestre |
Docente |
H |
ECTS |
Abordagem Neuropsicológica das Necessidades Educativas Especiais/ Perturbações do Desenvolvimento II |
Catarina Martins |
15 |
3 |
Avaliação Psicológica no âmbito das Necessidade Educativas Especiais II |
Sofia Campos, Anabela Carvalho
Catarina Martins |
15 |
3 |
Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica |
Sofia Campos, Anabela Carvalho
Catarina Martins |
30 |
5 |
Total 2º semestre |
60 |
11 |
|
Docente |
H |
ECTS |
Estágio / Observação participante |
Célia Ribeiro |
40 |
4 |
Pagamento/Candidatura:
100 €
Pagamento/Matrícula:
325 €
Pagamento/Propina do Plano de Estudos:
160,50 € mensais, durante 10 meses.
Coordenação: Prof.ª Doutora Célia Ribeiro
Horário de Funcionamento:
As aulas decorrerão em regime pós-laboral, a concertar com os participantes.
Objetivos
Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervém na organização das respostas educativas no âmbito das NEE, tais como o Serviço de Psicologia, e restantes profissionais de serviços internos e externos à escola, bem como dos pais/ encarregados de educação;
Identificar problemáticas e especificidades que conduzem a Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente e problemáticas que configuram outras Necessidades Educativas;
Dominar metodologias, técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir nos processos de sinalização e de referenciação;
Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-IV-TR;
Adquirir conhecimentos e competências para a construção de documentos resultantes das avaliações psicológicas, designadamente os princípios éticos e técnicos necessários para a elaboração qualificada da comunicação escrita.
Condições de Acesso
Psicólogos que pretendam desenvolver, atualizar e/ou aprofundar as suas competências neste domínio.
Saídas Profissionais
Organizações/Instituições vocacionadas para a avaliação e/ou intervenção na área das NEE.
Contactos Gerais:
Contactos Gerais:
Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde (IGOS)
Telefone - 232 419 500
E-mail - info.viseu@ucp.pt
Estrada da Circunvalação
3504-505 Viseu