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Primeiro Ciclo . Detalhe . Pós-Graduação em Modelos de Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias
Pós-Graduação em Modelos de Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias 

Apresentação

Perante uma criança e/ ou um jovem em risco, a intervenção imediata é crucial numa sociedade que se quer inclusiva, solidária, conhecedora, consciente e interventiva nos reais problemas sociais. Deste modo, propomo-nos com esta pós-graduação promover a construção e o desenvolvimento de saberes teóricos e práticos que fundamentem e orientem a intervenção psicossocial em crianças, jovens e famílias.

É também dada a possibilidade aos participantes de aplicarem os conhecimentos e as competências adquiridos em contexto real através de um estágio/observação participante.

 

Plano de Estudos e Corpo Docente

O plano de estudos tem a duração de um ano letivo, repartido em dois semestres, com um total de 180 horas e 30 ECTS. Inclui um estágio/observação participante que se destina a aplicar de forma integrada os conhecimentos adquiridos em contexto real.

1.º Semestre

Docente

H

ECTS

Desenvolvimento Psicossocial da Criança e do Jovem e Fatores de Risco

Célia Ribeiro

20

4

Relação Família-Escola

Célia Ribeiro/ Maria Martins

12,5

2

Contextos e Práticas de Mediação

Joana Guerra

15

2

Intervenção Centrada na Família /Competências Parentais

A definir

15

2

Direito da Família e dos Menores

Maria do Patrocínio

22,5

4,5

Total 1.º semestre

85

14,5

2.º Semestre

Docente

H

ECTS

Organização dos Serviços e Instituições de Apoio à Criança e Jovem

A definir

20

4

Instrumentos de Recolha de Informação Psicossocial

Paulo Pereira

15

2

Planeamento, Desenho e Avaliação de Programas de Intervenção Psicossocial

A definir

20

4

Total 2º semestre

 

55

10

 

Docente

H

ECTS

Estágio / Observação participante

Célia Ribeiro

40

5,5

 Pagamento/Candidatura:

 90 €

 

 Pagamento/Matrícula:

 320 € 

 

Pagamento/Propina do Plano de Estudos:

157,50 € mensais, durante 10 meses.

 

Coordenação: Prof.ª Doutora Célia Ribeiro

 

Horário de Funcionamento:

As aulas decorrerão em regime pós-laboral, a concertar com os participantes.

 

Objetivos

Conhecer as características psicossociais do desenvolvimento na infância e juventude e os respetivos fatores de risco;

Adquirir de forma aprofundada os saberes teóricos e práticos no domínio da educação, da proteção à infância e juventude e da intervenção familiar;

Adquirir conhecimentos e competências para a criação de condições de melhoria na intervenção psicossocial junto de crianças, jovens e famílias perspetivando o desenvolvimento de programas de mediação nesta área.

 

Condições de Acesso

Bacharéis, licenciados ou pós-graduados em qualquer área científica, que pretendam atualizar, aprofundar ou reconverter as suas competências neste domínio.

Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, e outros interessados em áreas relacionadas com a intervenção em populações em risco ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

 

Saídas Profissionais

Organizações/Instituições vocacionadas para a intervenção em populações em/de risco.

 

Contactos Gerais:

Secretariado dos Cursos de Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos

Telefone - 232 419 500

E-mail - pgfinfo@viseu.ucp.pt

Estrada da Circunvalação

3504-505 Viseu

 

 

 


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