1. Enquadramento
A atual realidade social, as necessidades dos utentes/cidadãos e as exigências associadas à prestação dos serviços prestados têm sido fatores determinantes para o processo de qualidade nas organizações do terceiro setor. Existem alterações constantes no modelo de intervenção, considerando a evolução da sociedade e dos recursos disponíveis para a obtenção de resultados que visam uma melhor gestão ao nível do atendimento e acompanhamento nas valências de oferta. É fundamental continuar a desenvolver estratégias que sustentem o futuro desta área, respondendo aos cidadãos de forma eficaz e eficiente, sendo este o grande desafio das Entidades com responsabilidade social
A Pós-graduação em Gestão das Organizações Sociais apresenta-se com um programa capaz de contribuir para as boas práticas de liderança e gestão, com uma metodologia inovadora de incentivo à reflexão e aquisição de competências essenciais, abrindo novos horizontes na gestão e organização de recursos.
2. Objetivos
No final desta Pós-Graduação, os participantes deverão estar aptos a:
· Desenvolver capacidades de gestão em profissionais com esse tipo de responsabilidade no terceiro Setor.
· Aplicar modelos e técnicas para gerir e melhorar a qualidade nas Organizações Sociais;
· Dinamizar e implementar programas e sistemas de qualidade em Organizações do Terceiro Setor.
· Melhorar a qualidade dos serviços prestados nas respostas sociais das Instituições.
3. Condições de Acesso/Destinatários
· Bacharéis, Licenciados, Mestres ou Pós-graduados em qualquer área científica, que pretendam atualizar, aprofundar ou reconverter as suas competências neste domínio.
4. Saídas Profissionais
· Administradores do Setor Social
· Quadros intermédios e superiores em Organizações do Terceiro Setor;
· Gestores e técnicos em Organizações do Terceiro Setor;
· Consultores e auditores.
5. Plano de Estudos
O plano de estudos tem a duração de um ano letivo, repartido em dois semestres, com 150 horas de contacto e 30 ECTS.
1.º Semestre |
H |
ECTS |
Gestão da Qualidade e Avaliação dos colaboradores |
15 |
3 |
Respostas Sociais - Modelos e Desafios |
15 |
3 |
Gestão de Serviços Internos |
15 |
3 |
Enquadramento Jurídico e Políticas Sociais |
15 |
3 |
Estratégias de Liderança |
15 |
3 |
Total 1.º semestre |
75 |
15 |
2.º Semestre |
H |
ECTS |
Marketing Institucional |
15 |
3 |
Sistemas de Informação: Ferramentas de Produtividade |
15 |
3 |
Noções Gerais de Contabilidade |
15 |
3 |
Gestão de Recursos Humanos e Motivação de grupos |
15 |
3 |
Seminário * |
15 |
3 |
Total 2.º semestre |
75 |
15 |
* Participação de convidados para abordarem temas específicos.
Pagamento/Candidatura:
100 €
Pagamento/Matrícula:
325 €